ARTIGO: Reunindo as partes do corpo - Heitor Gregório



Heitor Gregório
Membro do Resgate, Louvor e Departamento de Eventos 
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. (Hebreus 10:25) 
    

 
    Ao pensarmos em “unidade” logo vem à mente as pessoas da igreja, aquelas que encontramos em cultos, reuniões e eventos da congregação. Pensamos em como estamos nos comportando uns com os outros, de como nos tratamos, enfim, na unidade entre cristãos. Isso é lícito, mas você já parou para pensar sobre a unidade entre a igreja e as pessoas que se desviam? Quando lidamos com pessoas que têm a mesma fé que a nossa, o mesmo foco, a mesma sede e fome pela palavra de Deus é fácil agir em amor para com eles. Afinal, “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam.” (Lucas 6:32). Jesus morreu por todo o mundo, então devemos amar e viver, de certa forma, unidos com irmãos que se desviaram para trazê-los de volta ao Pai. E como fazemos isso? Veremos mais adiante.
    Muitos são os motivos que levam um cristão a se desviar, a deixar de congregar e de viver uma vida de consagração e santidade. Tentações, decepções, sentimento de rejeição e solidão são uns dos motivos que posso citar pelos quais já vi pessoas desistirem da vida cristã. Isso é triste, pois uma parcela desse prejuízo é nossa pelo fato de não estarmos dando o apoio necessário para que novos convertidos sejam edificados e sustentados.  
    Algumas pessoas saem para pregar a palavra, salvam muitas almas, levam para a congregação e aí as abandonam, esquecendo que eles ainda precisam de ajuda em sua vida com Deus. Isso pode se tornar a raiz de todo o processo de desistência da vida cristã de um cristão. A fase da vida que o ser humano precisa de mais cuidado, apoio para viver e se desenvolver é enquanto ele é um bebê. Ele é frágil, inocente e se não houver quem cuide dele, ele vai morrer. Assim também é a vida de uma pessoa que nasce de novo, ela é um bebê e Deus conta conosco para que sejamos o apoio, o socorro e a ajuda para ela se desenvolver até poder se virar sozinha.
    “Amar mais e julgar menos”, essa parece ser a resposta mais frequente de pessoas cristãs quando perguntamos como devemos agir em relação a pessoas desviadas. Mas... Como devemos fazer isso? Na verdade, precisamos saber mais sobre o significados dessas duas palavras para então agirmos em cima delas. Em I Coríntios 13:5 diz o seguinte: “Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.” (NTLH). Sabemos que quando alguém se desvia está totalmente exposto a pensamentos e atitudes que não agradam a Deus, e o que devemos fazer em relação a eles? (Porque Deus ama a eles também, embora suas ações). Devemos amar!

  • AMANDO EM ORAÇÃO 
    
Devemos levar em conta também o livre arbítrio de cada pessoa. Deus não se agrada quando tentamos forçar pessoas a fazerem as coisas, mesmo que essas coisas sejam as mais certas e virtuosas possíveis. O livre arbítrio foi algo criado desde o princípio por Deus. A questão é, como podemos estar unidos e ajudar essas pessoas que fizeram suas próprias escolhas e acabaram se desviando dos caminhos do cristianismo sem infringir o livre arbítrio da mesma? Intercedendo por elas, e assim também estaremos andando em amor!
    A intercessão é uma arma poderosa para lutar em favor de alguém que está precisando de ajuda. É também uma forma de se unir àquela pessoa para ajudá-la a sair daquela situação. Como uma frase que ouvi: “As pessoas podem resistir as suas palavras, aos seus conselhos, aos seus apelos e até mesmo à sua presença, mas elas jamais poderão resistir à sua oração”.
    Acredito que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, isso é o que a bíblia diz. Acredito também que ao oramos, abrimos portas para intervenções divinas em favor daqueles que se desviaram. Acredito que a oração intercessora é também uma forma de exercermos nosso ministério da reconciliação que Cristo nos deu, de estarmos unindo partes do corpo que foram danificadas, que foram perdidas, que se fadigaram com o tempo. Sacrificando nossa carne, negando nosso ego, esmagando o orgulho, sabendo que podemos salvar vidas, resgatá-las do mundo. Isso é um privilégio e uma virtude.
    Como está escrito: “Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, lembrem-se disso: Quem converte um pecador do erro do seu caminho, salvará a vida dessa pessoa e fará que muitíssimos pecados sejam perdoados.” (Tiago 5:19-20). 
    Abrir mãos das próprias vontades parar unir-se a causa de alguém que precisa de você também é uma prova que você está confiando sua vida em Deus, sabendo que Ele cuida de tudo enquanto você cuida de outros em oração. Você não pode deixar que o inimigo ceife a vida, é uma ovelha que se separou do rebanho e que você está indo a procura dela, sabendo que quando achá-la e trazê-la de volta ao lar, será uma festa no céu!
    Isso é evangelho, isso é ser cristão, isso não é julgar, isso é amar, isso é deixar transbordar rios de vida de dentro de você. Quando o hábito de cuidar mais uns dos outros estiver mais intenso e frequente em nosso meio, veremos a glória de Deus sendo manifestada como nunca antes. A igreja foi feita para promover uns aos outros. Estamos seguindo, mas precisamos melhorar mais. Há pessoas que precisam de você, que precisam de suas orações, de seu apoio, que precisam do seu tempo, que estão esperando por uma atitude salvadora sua. E isso tudo vale tanto para os desviados quanto para os que ainda são bebês espirituais. 
    Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo. (1 Timóteo 2:3-6). 
    Deus ama a todos, Ele quer que todos sejam salvos. Então, sejamos eu e você agentes resgatadores, cartas vivas. Pessoas que amam pessoas como elas são mas não deixam elas da mesma forma, pessoas que são braços de Deus para alguém. Por fim, saiba que esta vida não é sua, ela é de Jesus, você entregou a ele.
    Caso você esteja lendo este artigo e ainda não estregou sua vida a Jesus, cara, eu lhe aconselho a fazer isso urgentemente, vai ser a melhor escolha da sua vida. E caso você esteja desviado, saiba que existem pessoas que podem lhe ajudar a voltar a seguir a vida com Cristo, e Ele também está de braços abertos para lhe receber de volta, pois Ele é amor, Ele lhe ama do jeito que você é, dê uma segunda chance a você mesmo de ser feliz plenamente. Então, termino esta mensagem usando as palavras de João em uma de suas cartas: “Filhinhos, agora permaneçam nEle para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dEle na sua vinda.” (1 João 2:28). Deus abençoe cada um de vocês!

Pages